Noticias

13 Dezembro 2022

A arte de lavrar a terra

Lavrar a terra

Não há uma única maneira de lavrar a terra. Você provavelmente terá visto plantações com diversos "desenhos". De linhas longitudinais retas a pequenos montes ou um enorme leito de resíduos vegetais.

O agricultor pode decidir qual deles será usado nas suas terras de acordo com uma infinidade de critérios: as exigências particulares de cada lavoura, a orografia da terra, suas condições edafo-morfológicas, a climatologia, seu compromisso com o cuidado da biodiversidade, etc.

Em qualquer caso, o trabalho do solo envolve uma série de operações de preparação que são realizadas como um passo antes do plantio de uma lavoura, a fim de garantir que ela tenha um bom desenvolvimento. Os objetivos do lavrado seriam: esponjamento do solo, reviramento para enterrar as ervas daninhas, distribuição uniforme de partículas do solo, controle da temperatura do solo e redução dos riscos de erosão, entre outros.

Tipos de lavrado

Existem três tipos principais de lavrado: convencional, preparo mínimo e semeadura direta.

O lavrado convencional envolve um levantamento ou inversão do terreno geralmente realizado com charruade aiveca ou de discos, complementado por várias tarefas secundárias, como explica no seu blogue "Mais que máquinas" o engenheiro agrônomo Helio Catalán.

A Bellota Agrisolutions fabrica todos os tipos de peças de reposição para charruas dos principais fabricantes, como aivecas, relhas agrícolas, unhas, patas, facas e defletores, para aivecas reversíveis e fixas. Para as charruas com garras, a Bellota oferece dois modelos, o mini arado e o arado com garras, que são montados com um braço chisel.

Quanto aos de grade, a Bellota tem discos para as grades de discos e charrua de discos de diversas concavidades e tamanhos. Os rigorosos controles de qualidade que a empresa realiza transformam seus discos de grade em peças totalmente homogêneas, garantindo um excelente trabalho. Todos passam no teste de tenacidade conhecido como "teste de bola", que avalia a resistência à fratura desses produtos. Os discos de grade Bellota foram os primeiros a serem feitos de aço ao boro.

O conceito de lavrado mínimo, por outro lado, se refere ao sistema de lavrado que busca reduzir a perda de solo e conservar a umidade do mesmo, geralmente sem revirar o solo. É uma prática de agricultura de conservação.

Algumas das ferramentas utilizadas são os descompactadores dentes corvos, ferramentas de grande importância para a realização da fissuração do solo por quebra de camadas compactadas sem revirar o perfil. 

O lavrado mínimo pode incluir métodos como strip-till e aração vertical. Os discos VT-REX, recomendados para uso em solos moles e com resíduos, devido à penetração profunda que atinge na terra. Por outro lado, o lavrado vertical consiste na preparação da terra com um implemento que não inverte nem a compacte exageradamente, mas a empurra para frente de forma vertical e ascendente. Os discos Vortex da Bellota são ideais para esta prática.

Outro método de lavrado mínimo é o arado em cristas, semelhante ao arado em pranchas. A diferença reside na realização de cristas de até 25 cm de altura, que podem ser semipermanentes ou construídas a cada ano. Recomenda-se que isso seja realizado em áreas úmidas e em solos frios.

O terceiro grande tipo de lavra é a semeadura direta, o que causa as menores alterações no terreno. A lavoura é plantada diretamente no solo não cultivado desde a colheita anterior. Esta é a prática agronômica de referência da agricultura de conservação. A Bellota tem uma ampla linha de discos de sementeira que podem ser usados em plantadeiras de semeadura direta. 

Todos esses tipos de lavra têm vantagens e desvantagens. É o agricultor que decide qual implantar em suas terras. O trabalho da Bellota Agrisolations é ficar com você, oferecendo as melhores soluções para realizar o seu trabalho de forma eficiente.