Nos modelos de tratores de alta potencia que começam a se comercializar, os fabricantes põem em destaque os seus motores que são “Tier VIi – IIIB”. Qual é diferencia em relação aos modelos que substituem e quais são as vantagens oferecidas?
Com a publicação da Diretiva 2000/25/CE se estabeleceu a obrigação de que os motores dos tratores e maquinas agrícolas reduzam suas emissões de gases de efeito estufa, estabelecendo um calendário, segundo o qual os limites máximos são cada vez mais baixos.
Os intervalos estabelecidos são designados como “euro”, “tier”, “etapa” o “fase”, em janeiro de 2011, para tratores de mais de 175 CV de potencia, começou a etapa IIIB/IVA, também conhecida como tier IVi, no qual os limites para os gases emitidos tem se reduzido a limites tais que tem obrigado a inserir novas tecnologias nos tratores, como tem sido a injeção de uma solução de uréia (AdBlue) nos gases de fuga, para reduzir os óxidos de nitrogênio e põr um filtro para reter as partículas de carbono que podem chegar á atmosfera.
Para superar os limites, não todos os fabricantes estão utilizando a mesma tecnologia: uns tem adotado pela injeção de uréia na fuga (Sistema SCR – Redução Catalítica Seletiva), enquanto que outros prescindem da injeção de uréia, utilizando a Recirculação dos gases de Fuga (EGR) experimentada em modelos mais antigos, aumentados o turbocharging (como turbo duplo em serie o com turbo de geometria variável). E também a pressão da injeção no common rail que alcança até os 2000 br. Em ambos casos tem que se utilizar um filtro de partículas que se auto-limpa periodicamente, com características diferentes segundo a tecnologia utilizada.
Os dois sistemas têm vantagens e inconvenientes. Para o SCR o maior inconveniente e a necessidade de contar como um deposito auxiliar de AdBlue, com um sistema de aquecimento e o volumem do conjunto que faz difícil a instalação em tratores pequenos, como vantagem o motor pode trabalhar com a máxima eficiência.
Os motores de tipo EGR, não precisam deposito auxiliar, e o filtro de partículas e de menor tamanho. Como inconvenientes apresenta: precisa um sistema de injeção como uma pressão muito alta e há que esfriar e filtrar os gases de fuga que voltam ao motor. É necessário tomar cuidado especialmente da qualidade e do combustível diesel utilizado.
Em qualquer caso, a utilização destes sistemas significa que o preço do trator aumenta, o qual ao começo seria amortizado com a redução do consumo de combustível, mas todo é acerca da imposição da normativa Européia a qual obriga a qualquer fabricante que vende tratores nesta parte do mundo.
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